O que é Lattes? Descubra aqui!

O que é Lattes? Em algum momento de sua vida acadêmica, provavelmente se deparou com esse termo. Criado em 1999, ele é fundamental para os acadêmicos de todas as áreas de atuação. 

Esse currículo surgiu para atender a necessidade que existia desses acadêmicos e pesquisadores de reunir, em um só lugar, as informações necessárias para sua carreira acadêmica. 

Então, o currículo Lattes é voltado para a carreira acadêmica, tanto dos estudantes quanto dos pesquisadores. Se você quer conhecer mais detalhes sobre esse importante documento, continue a leitura. 

o que é lattes

Construa seu currículo fazendo um curso de graduação na Estácio de Sá!

O que é Lattes?

Em algum momento em sua vida acadêmica, os estudantes se perguntam: o que é Lattes? Afinal, essa é uma das ferramentas mais importantes durante esse período, já que é através dele que as experiências são relatadas. 

Criado em 1999, o currículo Lattes possui algumas diferenças com o Vitae. E compreender quais são essas diferenças é fundamental, principalmente se você pretende criar um bom documento. 

Através do currículo Lattes, os acadêmicos e pesquisadores conseguem reunir uma série de informações em um só lugar. Esse documento é voltado para os níveis mais básicos da educação, como o Ensino Médio, até os mais avançados, como a pós-graduação. 

Em linhas gerais, a Plataforma Lattes foi criada para reunir, em um só lugar, todos os dados dos acadêmicos durante a sua jornada acadêmica. Vale ressaltar que o histórico dos pesquisadores e acadêmicos é encontrado nesse local, mantendo uma estatística de todos os dados. 

Qual é a diferença entre o Lattes e o Vitae?

Agora que você sabe o que é Lattes, é importante compreender a diferença entre esse currículo com o Vitae. Afinal, assim como o Lattes, o Vitae conta com uma série de informações relevantes sobre o profissional. 

Além disso, esse currículo é avaliado pelos recrutadores durante as entrevistas de emprego. E, mesmo que ambos sejam currículos, seus objetivos são totalmente diferentes por vários motivos. 

Enquanto o Vitae é um currículo voltado para ingressar no mercado de trabalho, o Lattes garante oportunidades para quem deseja seguir a carreira acadêmica. 

Vale ressaltar que o modelo de curriculum Vitae não possui nenhuma padronização. Por outro lado, o Lattes conta com uma série de critérios e características, todas elas são apresentadas para a Receita Federal, evitando o risco de fraudes. 

As pessoas podem ter ambos currículos. Porém, se o seu objetivo é se candidatar a uma vaga fora do ambiente acadêmico, o currículo Vitae é indicado. Mas para participar de entrevistas para ingressar na carreira acadêmica, o Lattes é indicado. 

Por que criar um currículo Lattes? 

Como citado anteriormente, o currículo Lattes é o cartão de entrada para seguir carreira no ambiente acadêmico. Sendo assim, sempre que for participar de uma entrevista para realizar pesquisas ou em docência, o currículo Lattes é indicado. 

Além disso, para ser convocado a entrevista, é essencial que o currículo esteja disponível na plataforma Lattes. Lembre-se de mantê-lo atualizado com todos os projetos e demais informações de sua carreira acadêmica. 

O currículo Lattes é uma ferramenta essencial para quem deseja seguir carreira acadêmica. Esse documento conta com toda a sua trajetória no âmbito acadêmico, desde os trabalhos até o TCC. 

Quem pode criar um currículo Lattes? Quando fazer? 

Qualquer pessoa que tenha interesse em informar seus projetos no âmbito acadêmico, podem usar essa plataforma para cadastrar o currículo. Ou seja, todas as informações presentes nesse documento, devem ser sobre essa área. 

Se a sua trajetória profissional está fora desse ambiente, vale a pena testar outras plataformas para cadastrar as informações de sua carreira. Uma das melhores opções é o LinkedIn. 

É importante que os profissionais criem seu currículo Lattes o quanto antes. No momento em que você entrar em um curso de graduação, lembre-se de acessar a plataforma para registrar os seus processos acadêmicos. 

É importante que esse currículo mostre todos os projetos que você criou, desde a iniciação científica até o Trabalho de Conclusão de Curso. Além disso, atualize essas informações até que esse documento esteja consistente. 

o que é lattes

Onde criar um currículo Lattes? 

Se você tem interesse em criar um currículo Lattes, o procedimento é bastante simples e rápido. De maneira geral, basta acessar a página oficial do CNPq e, na sequência, clicar em “cadastrar novo currículo”. 

Alguns dados serão solicitados para que o cadastro seja efetivado, como informações pessoais, a formação acadêmica e a área de atuação. Vale ressaltar que o currículo aparece na plataforma dentro de 24 horas. 

E, no momento em que seu currículo é liberado no site, é possível atualizar as suas informações quando sentir necessidade. Lembre-se que seus dados devem estar sempre atualizados, principalmente para que novas oportunidades sejam conquistadas. 

Ou seja, de maneira geral, o que é Lattes é o documento que todo e qualquer interessado pode criar na plataforma. E, além de informar dados gerais de sua formação, outras características também são importantes.